Quadro de avisos #28
Conseguiu acompanhar todas as matérias que saiu na RU3 essa semana? Não?! Não se preocupe, confira de crítica e denúncia a banheirões no CEU, tudo que foi notícia na RU3!
Você sabia que o Observatório Astronômico Frei Rosário foi fundado em 9 de novembro de 1972, na Serra da Piedade, em Caeté? Atualmente, conta com dois telescópios profissionais e é operado e mantido pelo Departamento de Física da UFMG. Em 2009, um novo observatório foi inaugurado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade.
O que foi notícia na RU3 essa semana?
Depois de boatos e falta de informação que geraram pânico entre estudantes da UFMG, a Fundação Gomes Pimentel (Fump) garantiu a continuidade das bolsas de permanência. A má comunicação e os atrasos no orçamento colocaram muitos bolsistas em alerta, mas a pressão dos movimentos estudantis fez a universidade se posicionar.
No Centro Esportivo Universitário (CEU) UFMG, entre mergulhos e caipirinhas, também rolam os “banheirões”, sexo casual entre homens que buscam liberdade, anonimato e afeto onde a sociedade não permite. Por trás das portas, existe mais do que tesão, há solidão, desejo, moral, repressão e silêncio. O “banheirão” expõe a contradição entre o que se quer, o que se esconde e o que se pode viver.
De 2 a 6 de julho, Betim recebeu a 1ª Copa América de Vôlei Feminino e o Brasil mandou sua seleção sub-23 encarar seleções principais da Argentina, Chile, Peru e Venezuela no Divino Braga. Com muita raça, as novatas estrearam como time e mostraram que talento não falta, venceram Venezuela e Chile, lutaram até o fim contra Peru e Argentina, e voltaram pra casa com o bronze.
James Gunn propõe em Superman (2025) uma virada: resgatar o espírito vibrante, colorido e cartunesco dos quadrinhos clássicos, sem medo de abraçar o ridículo, com alienígenas, monstros e ficção científica exagerada. Ao trazer personagens mais caricatos, como um Lex Luthor de cientista maluco e uma Lois Lane mais ativa, Gunn convida o público a reimaginar os heróis com leveza, imaginação e uma nova fé no poder lúdico desses mitos.
Como essa semana tivemos matérias escritas por pessoas que frequentemente recomendam coisas aqui para vocês, decidi eu (Carolina Cerqueira) recomendar algo, um livro, “Pornô”, do Irvine Welsh.
Você já leu ou viu o “Trainspotting” (1996) de Danny Boyle? Se gostou então provavelmente também gostará de “Pornô”. A história se passa dez anos após o acontecido do filme, com inicialmente SickBoy como protagonista, que decidi retornar para Edimburgo e abrir um bar e mais posteriormente uma produtora, de sim, filmes pornográficos.
O universo é o mesmo, com muita droga e violência, acompanhamos os personagens se reencontrando, mas com o adicional de mais ódio pelo Mark (se você viu o filme, sabe o que estou falando). Eu como fã, gostei do livro porque apesar das 600 páginas, você sente mais raiva pelo comportamento dos personagens do que o tempo passando. E o final é se esperar.